Cresce o interesse pela Gestão do Conhecimento

Sexta-Feira, dia 11 de abril, foi realizado no Auditório do Edíficio Cidade I, prédio que abriga diversas entidades do Governo de São Paulo, localizado na Rua Boa Vista, mais um evento sobre Gestão do Conhecimento e Inovação no Setor Público.

Este ciclo, que já se tornou uma referência nacional para o público interessado na discussão sobre o estado da arte em modernização do setor público, foi iniciado em 2006. Ele conta com a coordenação geral da
SGP - Secretaria de Gestão Pública, da EMPLASA – Empresa Paulista de Planejamento Metropolitano S.A. e da SBGC - Sociedade Brasileira de Gestão do Conhecimento. São também parceiros destas apresentações, a Secretaria de Estado de Economia e Planejamento, a Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania do Estado de São Paulo e a Fundação do Desenvolvimento Administrativo – Fundap.

À cada nova apresentação, mais funcionários públicos têm comparecido aos eventos, o que demonstra claramente o crescente interesse que a questão tem despertado. Em 2006, a média de público ficou em torno de 100 pessoas por evento, cifra esta que dobrou em 2007. A palestra inicial de 2008, “Inteligência Organizacional e Societal: Processos, Estruturas e Instituições”, proferida por Sergio Storch, Presidente do Pólo da SBGC em São Paulo, lotou o auditório.

Um dos pontos altos da apresentação foi a discussão sobre a
Wikipédia, ainda desconhecida por muitos dos presentes. A enciclopédia livre da Internet, fundamentada na construção colaborativa não mandatória, é um dos mais eloqüentes exemplos da nova divisão do trabalho que vai se consolidando com o avanço da era do conhecimento e da sociedade em rede. A Wikipédia tem, hoje, alcance mundial, estando disponível em 257 idiomas ou dialetos. Ela abriga 7,5 milhões de artigos, dos quais 372 mil em língua portuguesa. O sítio da enciclopédia é, segundo o serviço de medição de audiência na internet Alexa, o quinto mais visitado no mundo.

O próximo evento do ciclo, “A Espiritualidade nas Organizações”, a ser proferido por Alexandre Caldini Neto, diretor Superintendente das Revistas
Exame, Info e Você S.A. está programado para 16 de maio, das 9:00 às 12:00, no mesmo local. Chegue cedo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário