Cuidado com a Imprensa (da) Nanica - Parte I

Fonte: BBC Brasil


Segunda-feira passada, eu estava navegando pela Internet em busca de algum conteúdo sobre os temas "controle social", "web 2.0" e "compras governamentais" para ilustrar minha participação na conclusão no "Ciclo de Formação em Compras Governamentais", programa de formação para o servidor público paulista, ministrado pela Fundap, em colaboração com a tecReg.

Para minha sorte, acabei encontrando um exemplo que, sozinho, cobriu os três assuntos que eu procurava. Novamente, a inspiração veio do Reino Unido, mais precisamente de Argyll, região localizada no oeste da Escócia.

Após realizar um "texto jornalístico" para um trabalho escolar, a pequena Martha Payne, de apenas 9 anos de idade, seduzida pela experiência, comentou com seus familiares que gostaria de escrever como jornalista, diariamente e desde já.

Conversa vai, conversa vem, chegaram a conclusão que fazer um blog seria uma boa alternativa. O tema seria a merenda escolar, que segundo a espevitada garota era muito pequena e demasiadamente gordurosa - muita pizza, hambúrgueres e frituras, poucas verduras e nenhuma fruta.

Muito criativa, Martha, que batizou seu blog de NeverSeconds, algo como "nunca repita o prato", começou a fotografar e avaliar a merenda diariamente. Além da nota, ela escolheu alguns indicadores complementares, número de garfadas (para medir o tamanho da porção) e o número de fios de cabelo encontrados (para medir o asseio).

Em uma de suas primeiras postagens, Martha comentou, com certa dose de ironia, que, finalmente, seu pai compreendia por que ela chegava em casa com fome.

A repercussão doméstica, neste caso, foi fichinha, perto do que estaria por vir. O impacto do blog, que observou um vertiginoso aumento de audiência com o passar do tempo, acabou por encalacrar, o próprio poder público. Como quase sempre ocorre nestes casos, o governo, mais precisamente o Conselho de Argyll e Bute, surpreendido pelos acontecimentos, adotou uma frágil postura defensiva, afirmando que a merenda não tinha qualquer problema. Para provar isto, alguns membros do Conselho foram visitar a escola, acompanhados de jornalistas.

A postagem da Martha, no dia da visita, foi emblemática. "Pela primeira vez eu vi no almoço tomates-cereja, rabanetes, cenouras e pedaços de pepino. Eu escolhi macarrão com queijo, purê de batatas, pepino e pimentões. O macarrão com queijo é sempre bom, mas eu comeria mais. Hoje me perguntaram pela primeira vez:- É suficiente para você?"

A partir daí, a merenda melhorou, ainda que de forma inconstante, segundo a garota.

A pequena Martha, com seus nove aninhos, está dando uma aula de controle social, mostrando como um simples e despretensioso blog, pode ajudar a melhorar e tornar mais saudável a merenda escolar, sem que o estado necessite gastar um só centavo a mais para ampliar a burocracia destinada a fiscalização, que, como sabemos, nem sempre, ou melhor, quase nunca, cumpre seu papel.

Se você pensa que a coisa ficou por aí, clique aqui para ver a segunda parte deste post.

Nenhum comentário:

Postar um comentário