Mais Cérebros e Menos Músculos



A sociedade pós industrial, centrada na produção e distribuição do conhecimento, sofistica dramaticamente o papel das cidades. Além de produzir, distribuir e consumir mercadorias, ela passa a ser, também, e, em alguns casos, principalmente, um locus avançado para criação, compartilhamento e consumo das mais variadas formas de conhecimento, como softwares, bens culturais, entretenimento e diversos outros serviços que possuem como marca comum, a sofisticação.

Está claro que, para exercer este papel, as cidades demandam uma série de novas qualificações, já sintetizadas em postagem anterior, que as tornem ambientes saudáveis e inteligentes.

Por ser um processo intrinsecamente transdisciplinar, vários planejadores, educadores, urbanistas, cientistas sociais, economistas, designers, e muitos outros profissionais das mais distintas formações, nos mais variados pontos do planeta, começam a tentar entender, conceber e implantar cidades com este perfil.

Neste sentido, gostaríamos de chamar a atenção para a proposta da Universidade da Cidade, desenvolvida pelo Sistema Fiep. Este projeto está inserido em um programa mais amplo, dedicado a entender o futuro das indústrias paranaenses, inserindo-as em um ambiente inovador e sustentável.

A Universidade da Cidade ambiciona ser um centro de alta qualificação para a formação de cidadãos criativos, tecnologicamente atualizados e preocupados com a sustentabilidade. Este projeto chama atenção por ser um dos primeiros a entender, com clareza, que a mão de obra requerida pela indústria do século XXI demanda cada vez mais cérebros e menos músculos, invertendo a clássica equação da indústria do século passado.

Vamos acompanhar esperançosos a efetiva implementação deste centro de excelência, por entendemos que a proliferação e a colocação em prática de experiências, como estas, constituem o pontapé inicial do rápido e complexo jogo que visa levar o Brasil à condição de “player” efetivo da sociedade do conhecimento.

Completamos esta postagem convidando os leitores deste espaço para assistirem ao vídeo que fala dos princípios que regem a Universidade da Cidade.


Nenhum comentário:

Postar um comentário