Piano Piano si va Lontano


Quando começamos a lidar com Gestão do Conhecimento, há cerca de seis anos, a bibliografia e as discussões sobre o tema eram ainda muito escassas, mesmo em língua inglesa. Com o passar dos anos, a sociedade do conhecimento foi (e continua) ganhando melhores contornos e a preocupação das organizações privadas, e mais recentemente dos governos, em repensar seus ambientes para facilitar a criação e a apropriação do conhecimento foi saindo do plano das intenções, redundando em um conjunto de ações mais concretas.

Estas ações ainda não são predominantes, longe disto, mas o ritmo de crescimento é bastante consistente. A cada momento, surgem novas técnicas gerenciais que buscam ajudar as organizações a superarem a visão industrialista de mundo que ainda molda os escritórios atuais. Minuto a minuto, softwares e serviços on-line, antes privilégio de iluminados, são desenhados sob a ótica da soberania de usuários e cidadãos. A todo instante, novas tecnologias poderosas, lúdicas e, sobretudo, baratas vão sendo postas no mercado.

De alguns poucos anos para cá, a disciplina começou a ser chamada de Gestão do Conhecimento e da Inovação, fruto de sua natural identificação como método para promoção do novo, preocupação indispensável para a sobrevivência de empresas lucrativas e de governos respeitados (leia-se, da democracia).

Tudo isto, para recomendar a quem se interessa pelo tema, um trabalho elaborado pela
Wissensmanagement Forum e por outros parceiros, denominado “An Illustrated Guide to Knowledge Management” e que, viva, encontra-se disponível para download.

Conceitualmente preciso, instrumentalmente atualizado e visualmente muito bem elaborado, este trabalho cumpre a difícil missão de fazer-se compreender ao iniciante e acrescentar valor para os mais experimentados. Recomendo firmemente sua leitura.

Um comentário:

  1. *
    *
    Excelente dica, JAC!

    Parece que inovação estava se descolando de gestão das condições para o conhecimento. Veio em boa hora o seu post.

    Parabéns pelo encontro de um material ótimo como esse.

    Abs,
    Angelo Ricchetti
    *
    3 de Outubro de 2009 17:37

    ResponderExcluir