Por Dentro da Banda Larga


Embora tenhamos um dos piores e mais caros serviços de banda larga do mundo, não há dúvida que essa tecnologia, dentro em breve, será a predominante no país.

A teoria da cauda longa, desenvolvida por Chris Anderson e já abordada anteriormente neste espaço, é implacável. Este é, claramente, um dos tipos de serviço cujos custos tendem a zero. A tarifação, aqui, se dará como remuneração a outros serviços agregados à banda larga, como o fornecimento de acesso a bases de dados exclusivas, por exemplo. Quem tiver melhor conteúdo associado, cobrará mais.

Acreditando nessa tendência, recomendo aos leitores deste espaço a leitura da matéria preparada pela UOL, que aborda de forma exemplar como funcionam as várias tecnologias de banda larga disponíveis.

Os gráficos apresentados encontram-se agrupados em duas categorias, uma aborda quatro alternativas de banda larga com fio e a outra, cinco possibilidades sem fio. O documento conceitua cada uma das tecnologias, indicando, ainda, velocidade, preço, vantagens e desvantagens de cada uma delas.

Vale a pena dar uma olhada. As dúvidas podem não acabar, mas você saberá, ao menos, onde está pisando.

Nenhum comentário:

Postar um comentário