Prefeitos 2.0

Dia 20 de novembro, tive mais uma vez a honra de participar do Gestão das Cidades, prestigiado evento promovido pela Secretaria de Estado de Economia e Planejamento do Espírito Santo e realizado pela Amunes - Associação dos Municípios do Estado do Espírito Santo. Este ano, em sua 4ª edição, o encontro teve como fio condutor a construção de uma agenda de trabalho para os prefeitos e vereadores que acabam de ser eleitos no Espírito Santo.

Na minha mesa, que dividi com Charles McNeely, consagrado Gestor da Cidade de Reno, localizada em Nevada, nos Estados Unidos, o tema central foi Gestão Municipal. Minha apresentação denominada O Conhecimento na Construção da Cidade do Século XXI falei dos desafios a serem vencidos pelos prefeitos para inserir suas cidades na era do conhecimento. Destaquei dez pontos que julgo fundamentais neste processo:

1. Visão Estratégica. Não dá para administrar pelo espelho retrovisor. O que vem pela frente é totalmente novo e desafiador.

2. Boa página da Internet. Na era do conhecimento o principal ponto de presença do município é sua página na web. Ela é o ponto de encontro natural de funcionários, cidadãos e empreendedores.

3. Tão importante com a infra-estrutura física, as redes digitais concentram um crescente tráfego de riqueza. Uma política pública sobre banda larga torna-se imprescindível.

4. Trabalhar em cenários complexos e mutantes requer pessoas criativas e com alta qualificação. Aprender, doravante, é tarefa de rotina.

5. O município do século XXI será uma escola a céu aberto. Além do ensino formal, a casa, a comunidade, os próprios governamentais serão ambientes de aprendizagem continuada. A Internet trouxe para perto de nós bases de conhecimento inimagináveis há dez anos atrás.

6. As ferramentas da web 2.0, tais como blogs, wikis, vídeos, mashups, registros em áudio, comunidades, etc. são instrumentos de custo insignificante que aprofundam a colaboração e tendem a mudar a maneira pela qual os governos e cidadãos irão se relacionar.

7. Mais do que atrair empresas, os municípios terão que atrair talentos. O conhecimento produzido pelas pessoas é o novo motor da economia e irá se instalar onde houver base tecnológica, qualificação e qualidade de vida.

8. Administrações excessivamente burocratizadas vão sempre chegar atrasadas no enfrentamento dos graves problemas do mundo contemporâneo. Para ser um organismo ágil o governo deverá se estruturar em rede, tendo como foco a solução de problemas cujos perfis espaciais e funcionais não poderão ser tratados individualmente pelas secretarias a, b ou c.

9. Tal como os produtos e serviços, a gestão também vive um processo intenso de inovação. Não dá para administrar de forma moderna sem rever e dar inteligência aos processos de trabalho típicos de uma prefeitura.

10. Estamos caminhando bem rápido para uma grande convergência digital. TV, telefone e computador serão coisas tão próximas, por exemplo, que o governo, em breve, não poderá ser tocado sem levar isto em conta. Tecnologia não é mais bicho de sete cabeças e sim ferramenta do dia a dia.

Os slides de minha palestra podem ser baixados
aqui.

Vejam, também, no iGovBrasil, a
postagem que eu escrevi sobre a brilhante apresentação de Charles McNeely.

Nenhum comentário:

Postar um comentário