Conhecimento, o Novo Morador das Cidades.


Dia 19 de setembro, tive a oportunidade de fazer uma palestra no 3° Ciclo de Palestras sobre Gestão do Conhecimento e Inovação no Setor Público, iniciativa conjunta das Secretarias de Gestão Pública, Economia e Planejamento, Justiça e Defesa da Cidadania, Emplasa e SBGC - Sociedade Brasileira de Gestão do Conhecimento.

O tema abordado nesse dia foi "O Novo Desafio das Cidades na Era do Conhecimento". A professora Fátima Araújo, Assessora Técnica da Secretaria de Economiae Planejamento, com quem tive a honra de dividir a mesa, discutiu a questão de forma mais conceitual na palestra “Cidades do Conhecimento: O Que São?”, cabendo a mim falar sobre um caso concreto, “A Recriação de Dublin”. Assista, abaixo, uma parte da palestra.


O caso de renovação de áreas deterioradas, tratado no evento, embora seja singular por estar intimamente associado à incrível trajetória da Irlanda rumo a opulência, está longe de ser o único caso no mundo.

Muito ao contrário, movidas pela necessidade de atrair conhecimento e, portanto, investimentos sustentáveis para uma economia globalizada, um número crescente de cidades de distintos portes e localizações têm recalibrado seus mecanismos de incentivo para a captação de novos empreendimentos, de modo a favorecer atividades mais sofisticadas ligadas ao uso das novas tecnologias, a cada dia que passa mais disponíveis e a preços bastante competitivos.

Torço para que estas conversas tornem-se mais freqüentes e que a Emplasa, a mais conceituada empresa pública nacional em questões urbano-regionais, possa liderar a formulação de uma nova agenda para a gestão das cidades na sociedade do conhecimento, haja vista que os remédios tradicionais não surtem mais efeito

Problemas complexos a serem examinados não faltam. O trabalho não será fácil, mas tem que ser encarado. Adiar a discussão é tornar a solução a ser proposta mais difícil. Por isso, mãos à obra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário