Inovação? Não li, mas já gostei.





Dia 28 de maio, estive no lançamento do livro "10 Dimensões da Gestão da Inovação", escrito pelo José Cláudio Terra, diretor presidente da TerraForum Consultores, e pelos seus colaboradores: Bjorn Frederick, Fábio Vernalha, Mariah Romão, Maurício Manhães e Suzana Leonardi.

Embora ainda não tenha lido o livro, e por isso não possa julgá-lo pelo conteúdo, o simples fato de tê-lo em minhas mãos, já melhora meu astral. Tenho duas razões para isso.

Primeira, como cidadão, fico feliz com o crescimento e consolidação da TerraForum, não apenas pela empresa em si, mas pelo que ela simboliza em um país que luta para superar a desigualdade, triste herança de esquemas sociais oligárquicos, ainda muito presentes nos mais variados segmentos que compõem esta complexa nação.

O atraso e a inovação, como sabem, não se bicam. Na verdade, se detestam. Por esse motivo, cada vez que vejo um gol do time da inovação, vibro como se fosse do Neymar. O surgimento e o sucesso de empresas com o perfil da TerraForum e de outras jovens empresas centradas no capital intelectual e na criatividade vão formando a única massa crítica indispensável para um país que sonha com o desenvolvimento sustentável. Não se iludam, pouco adianta ter petróleo em profusão sob nossos pés, se não tivermos igual dose de conhecimento em nossas cabeças.

Segunda, como profissional, fico contente com a crescente disponibilidade de métodos, técnicas e ferramentas que fomentem a inovação  e que substituam modelos mentais e formatos organizacionais que tomamos emprestado da sociedade industrial, e que já esta na hora de devolver. Este livro aponta alguns dos mais importantes passos a serem trilhados pelas novas organizações, que ambicionam um lugar de destaque na economia do conhecimento, e pelas velhas organizações, em busca da sobrevivência.

Para que quiser ter uma visão geral dos temas tratados no livro, convém dar uma olhada nesta apresentação construída pelo Terra e sua equipe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário