Forma e Conteúdo

Em épocas onde o ontem virou passado remoto e o futuro não para de bater à nossa porta, é cada vez mais comum que a noção de tempo entre em parafuso.

Algumas inovações, como a internet e o telefone celular, por exemplo, são tão revolucionárias e entraram tão rápida e profundamente em nossas vidas, que parecem sempre ter existido. Mas quando paramos para pensar, observamos que elas tem uma história muito recente. No Brasil, o primeiro serviço de telefonia celular foi lançado no Rio de Janeiro em 1990 e a internet comercial surgiu em 1995. Muito pouco tempo para tanto impacto.

Neste cenário maluco, o uso de estatísticas que nos devolvam o que a memória deixou escapar, ou que evidenciem a rapidez das mudanças, torna-se indispensável para quem trabalha com inovação. Nas minhas andanças em busca de informações sobre a explosão das redes sociais, fui alertado pelo professor Álvaro Gregório, sobre a Infographic Labs.

Embora a elaboração de infográficos já exista há um bom tempo, percebe-se, rapidamente, navegando pelo site da empresa, que essa turma reinventou a categoria.

Enquanto que a maioria dos infográficos, que estão por aí, patina quando sai do campo do desenho para a informação, os trabalhos da Infographic Labs, cujo portfólio pode ser conferido aqui, possuem uma rara combinação de elegância visual e capacidade  transmitir ao usuário os aspectos mais relevantes do fenômeno que está sendo abordado.
Além de produzir um material de altíssima qualidade, uma outra boa nova para os interessados no tema é que a Infographic Labs permite que alguns dos seus trabalhos sejam postados em qualquer blog, bastando para isso copiar os respectivos códigos HTML fornecidos.

Aproveitando a deferência, a TV Inovatório irá postar, a partir de hoje, dia 15 de dezembro, alguns desses infográficos. O primeiro deles, que reporta a História do YouTube, pode ser encontrado aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário