Problemas Complexos, Soluções Inéditas


Concluindo minhas postagens sobre o Global Make Conference 2010, falarei um pouco sobre a obra do casal Bennet.

Embora pouco conhecidos aqui no Brasil, Alex e David encontram-se entre  os mais e profícuos pesquisadores  norte-americanos na área da Gestão do Conhecimento. Profissionais de carreira da marinha dos Estados Unidos, ambos tem um sólido domínio sobre os aspectos conceituais da disciplina e,  o que é mais importante,  estiveram diretamente envolvidos na implantação de vários projetos onde técnicas importantes para acelerar o ciclo de criação e compartilhamento do conhecimento, como lições aprendidas, storytelling, comunidades de prática, entre outras, foram utilizadas de forma pioneira.

A apresentação de ambos no GMC 2010, ocorrida na manhã do dia 26 de maio, falou, em particular, sobre a relação entre problemas complexos e requisitos de conhecimento.

O ponto que mais chamou minha atenção, na fala de ambos, disse respeito à crescente dificuldade das organizações em trabalhar com situações não captadas, quer pelas atividades de rotina da casa (surface) como pelos escalões destacados para acompanhar mudanças de cenário "previsíveis" (shallow).

Isto vem ocorrendo, por que, de uns poucos anos para cá, o aumento da incerteza e a ocorrência mais freqüente de problemas de alta complexidade,  vinculados ao terrorismo, narcotráfico, mudanças climáticas globais, degradação ambiental, etc., situados em um plano mais profundo (deep) tem escapado aos "sensores" tradicionais das organizações.

Nesse mundo onde as "luzes" foram subitamente "apagadas", a distância entre crescer ou desaparecer está diretamente relacionada com a  rapidez com essas organizações cheguem ao "quadro de força".  Evitar o apagão, neste caso, passa necessariamente por utilizar novos métodos e técnicas gerenciais que alarguem o espectro de utilização do capital intelectual das organizações, estimulando o comprometimento, a criatividade, a cooperação, e a aprendizagem individual e organizacional. Passam, também, pela substituição da hierarquia pela organização em rede.


Quem quizer saber mais sobre este e outros assuntos referentes à complexidade deve visitar o site do
MQI - Mountain Quest Institute, centro de pesquisa e treinamento, fundado e operado pelo casal Bennet. Lá será possível baixar, gratuitamente, dezenas de artigos escritos pelo casal, todos em idioma inglês.

Para quem se interessar, lembro que Alex e David Bennet possuem um livro disponível em língua portuguesa, "Mobilização do Conhecimento nas Ciências Sociais e Humanas - Da Pesquisa a Ação".

Nenhum comentário:

Postar um comentário