NADA SERÁ COMO ANTES, AMANHÃ


Inovação não é coisa de agora, ela existe desde a criação do universo, senão não teríamos chegado ao estágio civilizatório atual.

Existe, no entanto, uma grande diferença da inovação, tal a qual a observamos nos dias de hoje, com relação à de períodos anteriores. É que, desde o início de século 21, ela passou a ser continuada e não mais feita aos soquinhos como antes.

Esta inovação sem parar é motivada por uma série de avanços encadeados, vinculados, em grande parte, ao impressionante avanço da micro-eletrônica. Este salto propiciou o barateamento dos computadores, a criação e popularização da Internet, a montagem de redes globais de pesquisa na academia e nas corporações e, como síntese disto tudo, uma grande aceleração na circulação do conhecimento.

Um dos mais instigantes campos de investigação, que surge estimulado por esse ambiente tecnologicamente favorável, pela sua capacidade de remodelar radicalmente a vida das pessoas e pelos aspectos éticos envolvidos, diz respeito à nanotecnologia.

Saúde, alimentação, vestuário, transporte, saneamento básico, segurança são apenas alguns dos setores da atividade humana onde as mudanças calcadas na nanotecnologia, mesmo que ainda não totalmente perceptíveis, já estão ocorrendo, e de forma tão profunda, que, em pouco tempo, teremos uma nova geração de produtos e serviços, até há pouco inimagináveis ou apenas vistos em filmes de ficção científica.

Para entendermos um pouco melhor o que vem a ser nanotecnologia e o que podemos esperar dela, recomendo aos leitores do igovSaber assistir o vídeo abaixo, originalmente exibido no Espaço Aberto, programa semanal da Globonews.

Nenhum comentário:

Postar um comentário