A Revolução da "Tags"

A queda de preços, o avanço dos equipamentos de tecnologia da informação e o surgimento softwares cada vez mais adaptativos, criativos e inteligentes têm possibilitado que o uso dos computadores para realização tarefas difíceis de imaginar, até há pouco tempo atrás, venha se alastrando como fogo em graveto.

Tantas são as novidades, de alto e baixo nível, despejadas na internet diariamente, que se torna praticamente impossível conhecer e usufruir de tudo que há de bom na rede mundial.

Para atenuar esse problema, os mecanismos de busca tipo Google e Yahoo, por exemplo, tem procurado melhorar seus algoritmos e tornar a busca mais inteligente. Não é fácil. A avalanche de novidades é avassaladora.

Há uma providência do lado de quem produz conteúdo, no entanto, que facilita tarefa dos mecanismos de busca na internet, para a qual devemos conferir mais e mais atenção, a atribuição de tags (etiquetas, identificadores em português).

Elas estão revolucionando a taxonomia, que podemos simplificadamente conceituar como sendo o jeito de classificar as coisas para facilitar seu estudo, contextualização ou recuperação. Antes da explosão do uso das tags, a classificação de determinada informação, notícia, livro, era muito mais rígida e limitada, exigindo um grande número de especialistas nos temas a serem categorizados.

Embora os especialistas continuem sendo importantes, a bola agora está mais do lado de quem produz conteúdo. Qualquer postagem, fotografia, filme, gravação de áudio, só para citarmos alguns objetos, terá mais chance de chegar aos olhos, ouvidos e mentes pretendidos, se forem adequadamente “tageados”, por nós, anônimos conteudistas da web 2.0. Ao atribuir palavras chaves ao nosso trabalho, estamos montando sua taxonomia.

Portanto, devemos nos lembrar que tão importante como produzir conteúdo é colocá-lo nas “caixinhas” certas. Já cansei de ver textos que falam de metas das organizações aparecerem em pesquisas esportivas por que o “tageamento” centrava-se na palavra gol. Cuidado, pois.

Bem meus amigos, até a próxima. Agora tenho que classificar esta postagem de forma adequada, para que quando vocês forem lê-las não fiquem com raiva de terem entrado na “caixinha” errada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário