Mudando o Jeito de Fazer as Coisas


A semana passada, entre 25 e 27 de maio, São Paulo abrigou a GMC 2010, evento internacional sobre Gestão do Conhecimento e Inovação, realizado no Centro de Convenções do SENAC.

Em um dos painéis desse encontro, ocorrido no dia 26 de maio, Roberto Agune, da Secretaria de Gestão Pública de São Paulo, foi convidado a apresentar o pioneiro e premiado "Programa de Gestão do Conhecimento e Inovação do Governo de São Paulo".

Nessa mesa, o palestrante discorreu sobre a necessidade de modernizar as práticas de gestão dos governos em geral, tendo em vista a crescente complexidade dos problemas a serem tratados.

Antigos tratamentos perderam o poder de cura, afirmou Roberto. E São Paulo, através deste Programa, tem procurado estimular o uso de novos "remédios", neste caso, novas práticas e ferramentas gerenciais que podem ajudar na inadiável transição do governo burocrático, voltado para si, rumo ao governo em rede, voltado para a sociedade. O modelo que costura esta nova postura é, justamente, a Gestão do Conhecimento.

O programa paulista, em particular, está ancorado em três pontos:

1. um espaço colaborativo na Internet, a Rede Paulista de Inovação, todo ele montado utilizando ferramentas sociais, gratuitas, ou com custo apenas simbólico;

2. um decreto (número 53963, de janeiro de 2009), que institucionaliza essas práticas; e,

3. um conjunto de ações de implementação, centradas em cinco grandes linhas de atuação: cultura, capacitação, técnicas e tecnologias, ações inovadoras e governança.

A íntegra desta palestra pode ser baixada clicando aqui,
Mais detalhes sobre a rede paulista e sobre o decreto podem ser conferidos no site http://www.igovsp.net/.

Em breve, falaremos de outros paineis que nos chamaram a atenção.

Até lá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário