Mundo 2.0

Até há alguns anos, a rotina das organizações repousava em muitas verdades e poucas incertezas. O time das verdades nadava de braçada, como nosso Cielo, e os das incertezas entrava em campo só para constar. Perdia todas.

Dentre o grande elenco de verdades, lembro de duas, autênticas medalhas de ouro, das velhas organizações: faça o que seu chefe manda e faça como sempre foi feito.

Essa visão, nos dias atuais, onde a única certeza é a mudança rápida, vai ficando para trás. Insistir nelas, é uma boa maneira de mandar qualquer organização para as “cucuias”.

As chefias burocráticas estão perdendo terreno para lideranças criativas e a experimentação de maneiras novas de fazer as coisas vem dando certo.

Esse mundo difícil de decifrar demanda pessoas com muitas idéias na cabeça e muita vontade de transformá-las em novos produtos ou serviços.

Embora ninguém possua uma chave mestra que abra todas as portas do futuro, sempre é bom escutar com atenção os profissionais que percebem com mais clareza que a mudança chegou para ficar.

David Gurteen, que falará dia 28 próximo no KM Brasil 2008, é um desses caras. Sua palestra “People 2.0 – Trabalhando em um mundo 2.0” vai falar sobre os novos ambientes de trabalhos, construídos para estimular o trabalho em equipe e para compreender cenários complexos.

Gurteen enfatiza em suas falas que todos os funcionários envolvidos em determinado processo, não importa a fase, devem dar o seu “pitaco”. Todos devem ser capazes de entender o todo e responder todas as perguntas. Não há mais espaço para o famoso “isso não é comigo”.

Além disso, quem puder assistir Gurteen entenderá melhor as maneiras adotadas nas organizações inovadoras para estimular as pessoas a compartilharem o que sabem, desafio que não pode ser vencido com atos e decretos, mas com atitude e qualidade.

Mas lembre-se, Gurteen é apenas um dos palestrantes do evento patrocinado pela Sociedade Brasileira de Gestão do Conhecimento. Tem mais gente falando coisa importante. Confira a programação completa no site do KM Brasil 2008. Confira, também, detalhes do local do encontro.


Relembro que os 40 primeiros servidores públicos de São Paulo que tiverem interesse em participar do evento, terão 50% de desconto na inscrição básica, fixada em R$ 1100,00. Para tanto, o interessado deverá fazer a inscrição no site do evento, na categoria conveniado, até o dia 22 de agosto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário