Você já ouviu falar de Gurgaon? A Dell, a Lacoste e muitas outras empresas já.


Gurgaon é uma das cidades do Estado de Haryana, localizada no norte da Índia. Apenas a uma década atrás, este então pacato distrito mostrava aos visitantes uma nostálgica paisagem de vacas pastando.

Hoje, nada faz lembrar esses tempos. Torres, avenidas largas, seis shopping-centers, uma linha de metrô em construção, conectando o local ao centro de Dehli, são hoje as mais importantes marcas desta cidade.

O que motivou mudança tão radical, em tão pouco tempo? O conhecimento, recurso número um do século XXI. Tal como uma série de outras cidades da Índia, também esta tem atraído empresas de software, call-centers, design, pesquisas de mercado, entre outras atividades que trabalham com este fator invisível, porém valioso.

A Dell, por exemplo, está instalando lá um centro para prestar suporte a seus clientes nos Estados Unidos e Europa com previsão para contratação de mil funcionários. Lacoste, Siemens, Alcatel e Microsoft são algumas outras empresas intensivas em conhecimento que estão se instalando na outrora bucólica Gurgaon.

Mas é fácil atrair essas empresas? Infelizmente, não. Visão estratégica, mão de obra de boa qualificação, mas que esteja disposta a receber salários menores do que os praticados nos países mais ricos, infra-estrutura de telecomunicações impecável são apenas alguns dos ingredientes desta batalha, que até agora, tem passado bem longe de nós.

Conheça um pouco mais de Gurgaon no site http://www.gurgaon.co.in/

Nenhum comentário:

Postar um comentário